quarta-feira, 23 de junho de 2010

Curso - Mashup (Parte 1)

Ferramenta para construção de mashup e tutorial de utilização:
http://webtrends.about.com/od/webmashups/ss/Yahoo-Pipes-how.htm

Tutorial sobre Mashup:
http://tutorialmashup.com/

a. O que - Conceitos básicos

Mashup, termo simples que surgiu na música e foi incorporada a internet depois do surgimento da Web 2.0, significa “misturar”. Na web, isso possibilita utilizar ferramentas de outros sites para incrementar sua própria página ou blog. Um exemplo disso está no Google maps onde usuários do mundo todo postaram fotos dos principais pontos turísticos das cidades.

Uma aplicação mashup é composta por três participantes que estão lógica e fisicamente separados (estão provavelmente separados por limitações de rede ou organizacionais): provedores de conteúdos (disponibiliza os conteúdos para se fazer mashup), site mashup (onde reside a lógica da aplicação, ou seja, onde a mashup é alojada) e aplicação cliente (onde a aplicação é executada – browser).


b. Como fazer - uso de recurso correlato

O ZeeMaps (http://www.zeemaps.com/) é uma ferramenta utilizada para criação de mashup com mapas (utilizando o google maps). O curso que iremos disponibilizar em video, utilizará essa ferramenta para mostrar como criar um mapa com indicação algumas cidades históricas de Minas Gerais e inserir fotos nessas indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário